Portal do Espirito

A sua referencia em Doutrina Espirita na Internet
Bem-vindo: Seg, 21/Out/2019 07:57
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 1447 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 92, 93, 94, 95, 96, 97  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua, 24/Ago/2011 21:17 

Fala AlexG

Tá sumido !!!!!!!!!!!!!

Vê se aparece, debater é crescer....vamos crescer juntos. :wink:

Marcelo

MensagemEnviado: Qui, 25/Ago/2011 09:17 

Marcelo, isso que eu estava para te dizer, a unica umbanda que chega em certo aspectos mais pro lado do candomble é a Umbanda Traçada, em que militei, ate ir para a umbanda branca.

Mesmo na traçada ate as cores dos orixas sao diferentes do candomble, ha orixas que dizem algumas palavras, e foram vistos como espiritos pelos videntes.

Ex. Ogum, segundo ele, tem quase 2 mts de altura, e quando voce esta com ele, realmente parece que o chao ficou mais longe.

Portanto vamos traçar uma linha aqui, candomble é candomble e umbanda e umbanda, inclusive que varios orixas do candomble nao sao cultuados na umbanda, ex: Oxumare, Olodumare, uma das mulheres de Xango, alem de Iansa e Oxum,tambem nao é cultuada, e no candomble nao se cultua caboclo, preto velho, e exu la tambem nao incorpora nunca.

MensagemEnviado: Qui, 25/Ago/2011 21:00 

vamg escreveu:
Portanto vamos traçar uma linha aqui, candomble é candomble e umbanda e umbanda, inclusive que varios orixas do candomble nao sao cultuados na umbanda, ex: Oxumare, Olodumare, uma das mulheres de Xango, alem de Iansa e Oxum,tambem nao é cultuada, e no candomble nao se cultua caboclo, preto velho, e exu la tambem nao incorpora nunca.

Citação:
Portanto vamos traçar uma linha aqui, candomble é candomble e umbanda e umbanda,

Isso mesmo ! É como eu penso. Minhas colocações até agora foram sobre o candomblé.
Quando o Vamg veio falar sobre os orixas na umbanda, achei necessario esclarecer que até agora somente comentei sobre os Orixas no candomblé, para não haver confusão. :wink:

Meu garoto, conta tua experiencia na Umbanda Traçada, era que linha angola ou Ketu ?

Marcelo

MensagemEnviado: Sex, 26/Ago/2011 08:47 

Marcelo, sabe que eu nao sei, sei que diziam que o terreiro era de umbanda traçada, tinha atabaque, marafo, charuto, cigarro, matança de bichos e aves, etc,etc,etc, visitava a floresta, o cemiterio e a praia uma vez por ano.

Quanto a contar minhas experiencias nela, sinto muito, mas e tudo aquilo que escrevi daquela outra vez.

Nao deve ter mais, nao é??

MensagemEnviado: Sex, 26/Ago/2011 19:17 

Virgilio

Umbanda com matança de bicho ????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vou ter que consultar que linha de umbanda traçada é esta ???? Tá quase candomblé :wink:

Marcelo

MensagemEnviado: Sáb, 27/Ago/2011 10:16 

Sim, Marcelo, e é por isso que se chama Umbanda Traçada com o Candomble e é bem mais antiga que voce.

Por que voce vai investigar, voce nao é umbandista que eu saiba??

E nao é so matança de bichos mas tambem de aves!!

MensagemEnviado: Dom, 28/Ago/2011 15:41 

Grande irmãozão

Aprender é muito importante para mim, pois, posso entender os meus irmãos reencarnacionistas como eu e dialogar de uma forma mais madura e tranquila.

Sou batizado na umbanda, cheguei até um certo ponto e parei os estudos e me direcionei mais ao espiritismo, particularmente na sindrome da obsessão e no trabalho de curas. Querido irmão tem horas que nestas duas linhas de trabalho se faz necessario usar muito da umbanda como do candomblé , que reconheço serem forças da natureza que lá estão ofertadas por Deus para nos ajudar a crescer.

Observação: Bicho estão incluidos os de 4 e 2 patas. :D :D :D , muitas vezes na matança vc troca um bicho de 4 patas por dois bichos de 2 patas. Certo ?

Marcelo

MensagemEnviado: Seg, 29/Ago/2011 08:40 

Marcelo, por ex:

Festa de Xango, para o Orixa e morto um cabrito, (4 patas) ofertado por alguem em grande necessidade ou que recebeu um grande favor do Orixa, ou atraves de coleta entre mediuns e audiencia.

O resto do terreiro, mediuns, ogas, assistentes de entidades, cada um oferece , e mata, um frango se for homem, uma franga se for mulher.

E saiba que cada cor de frango ou franga varia de conformidade com o Orixa, ex: Ogum,frango vermelho ou franga vermelha, preto velho galinha d ángola, frango preto ou franga preta (nao preciso dizer para quem é, nao é).

Observaçao, so podem matar aves no terreiro aqueles mediuns que ja tem a chamada " mao de faca", que tem duas graduaçoes, para os mediuns mais novos a mao de faca é dada so para bichos de 2 patas, para os mais antigos para bichos de 4 patas tambem.

Quanto a troca de 1 bicho de 4 patas, por 2 ou 4 de 2 patas, sinceramente nunca vi falar.
Pode ser uma gentileza do pai de santo, pois bicho de 4 patas custa caro.

MensagemEnviado: Qui, 01/Set/2011 20:02 

Caros amigos Virgilio e Marcelo

No terreiro que trabalhei e ainda não me desvinculei, a os sacríficios de animais de 2 ou 4 patas depende muito do orixá e também existem ebós onde até se sacrifica um porco enorme, ou um bode branco ou negro, nesse caso é quando o sujeito está muito carregado em seu corpo astral de energias deletérias.

Existem ebós para abrir caminhos nos negócios, para casamentos, doenças, obsessões.

Sobre os elementais que trabalha o Candomblé, como parte da Criação fomos feitos da constituição elemental: fogo, ar, água e terra respectivamente. No entanto fomos alimentados com essas essências elementais. O Fogo primordial vive em nossa paixão, o Ar primordial em nosso intelecto, a Água primordial em nossas emoções e a Terra primordial em nossos sentidos... Assim como o Akasha (ou espírito...) sendo a fagulha original da nossa existência e que reside na nossa vida (carnal e além túmulo).

Fomos criados como seres inocentes (simples e ignorantes como esta escrito no Livro dos Espíritos) tal qual seres da natureza, e então evoluímos e nos conscientizamos, experimentando assim a vida, digamos, dualista para que evoluíssemos ainda mais e poder então nos tornar plenos.

No entanto, ainda existem seres de ordem 'inocente' em maior ou menor grau, chamados Elementais, que são os famosos seres naturais que Paracelso classificou em seus escritos como Salamandras, Silfos, Ondinas e Gnomos... No hinduísmo tais seres são chamados Devas, e são correlatos aos anjos, na cultura Árabe são os Djins... E por aí vai.

Estão a um nível 'inferior' da evolução humana pelo simples fato de não possuírem livre arbítrio, e por isso mesmo não terem experimentado a existência dual da carne... Ou seja. Os Elementais a medida que vão ganhando consciência e então humanizando-se, vão se tornando livres para agir, entrando na lei da reencarnação, e da causa e efeito.

MensagemEnviado: Dom, 04/Set/2011 14:36 

Marcelo, não seria mais interessante abrir um tópico chamado Cancomblé já que Umbanda e Candomblé são diferentes?

Deixa eu passar pra vcs algo que aconteceu comigo na primeira e única vez que fui há vários anos atrás em um centro de candomblé num dia de 'saída de santo'. Nessa época minha vidência estava em pleno vapor pois eu trabalhava em um centro de orientação kardecista na mesa de desobsessão através da mediunidade de psicofonia e de vidência.

Pois bem, quando eu entrei no centro de candomblé pela primeira vez, à convite de amigo para a tal 'saída de santo', lá minha vidência se abriu e eu vi algumas formas animalescas. Não entendi nada. Nada entendia de candomblé na época e tampouco sentia afinidade. Alguns dos animais pareciam cachorros, cobras, bodes e morcegos... vi outras coisas também mas não consegui distinguir: animais se rastejando e alguns voando.

No terreiro de Umbanda onde trabalho, vejo alguns caboclos, algumas crianças e muitas vezes pessoas vestidas de branco sem se apresentar como preto velho, caboclo ou qualquer outra entidade. Algumas vezes vejo apenas formas de luz. Já vi alguns obsessores. Lógico que quando digo que vi, não quero dizer que minha vidência é ampla. É algo fugidio, rápido e com pouca apresentação, mas o suficiente para impactar minha vidência. Raramente ouço qualquer tipo de voz, mas tenho o olfato muito apurado.

Uma coisa que muito me acalenta quanto ao terreiro onde trabalho é que muitas pessoas que vêm pela primeira vez dizem ver as mesmas coisas que eu vejo. E os relatos são muitos, até mesmo de pessoas que não são espíritas nem sabem que são méiduns. Algumas destas estão indo pela primeira vez pra entender o que se passa com elas ou simplesmente pra pedir pra tirar 'aquilo' delas. Algumas, interessantemente, obsediadas, chegam no centro e sentem uma calma sem igual e dizem ver várias pessoas de branco trabalhando no lado espiritual. Isso é muito reconfortante.

MensagemEnviado: Qua, 07/Set/2011 23:09 

Nesse mês especial deixo-lhes uma música que nos fala sobre a criança que deveríamos acalentar dentro de todos nós. É bonita, simples mas verdadeira, como toda criança: assistam. Tenho certeza que gostarão.

http://www.youtube.com/watch?v=27i9ntKb_8Q

MensagemEnviado: Qui, 08/Set/2011 18:44 

Rico escreveu:
Marcelo, não seria mais interessante abrir um tópico chamado Cancomblé já que Umbanda e Candomblé são diferentes?

Ricão

Não vejo necessidade, pois, conheço muito pouco sobre candomblé para movimentar um topico :lol: :lol: :lol: :lol:

O papo aconteceu naturalmente a partir de uma pergunta do virgilio o restante foi postagem do CEU e Inferno para alinhar as ideias antes da resposta.

Musiquinha boa essa. :wink:

Marcelo

MensagemEnviado: Qui, 08/Set/2011 22:53 

Rico escreveu:

Nesse mês especial deixo-lhes uma música que nos fala sobre a criança que deveríamos acalentar dentro de todos nós. É bonita, simples mas verdadeira, como toda criança: assistam. Tenho certeza que gostarão.

http://www.youtube.com/watch?v=27i9ntKb_8Q

Gostei da Mariene de Castro. Me lembrou muito Clara Nunes. Boa música, simples na essência, com um bonito contracanto do acordeon, conferindo uma sutil sofisticação musical. Vou tentar conhece-la melhor. Valeu a recomendação!

MensagemEnviado: Ter, 04/Out/2011 23:53 

http://extra.globo.com/noticias/religia ... 16043.html

Não houve tempo para o tombamento histórico da casa centenária onde a umbanda foi criada. A fachada do imóvel começou a ser destruída nesta segunda-feira à tarde. A previsão é que a residência vá abaixo até sexta-feira, de acordo com a previsão do mestre de obras Gilson Derbui, de 54 anos, que trabalha no terreno há quatro meses.

- Essa casa está em ruínas. A madeira está cheia de cupim e poderia ocorrer um desabamento a qualquer momento - explicou.

No local que foi o berço mundial da umbanda, será construída uma loja de alumínio. A prefeita Aparecida Panisset, que poderia desapropriar o imóvel para fins culturais, participou da inauguração da UPA, ao lado do governador Sérgio Cabral. Questionada, não se manifestou sobre o assunto.

MensagemEnviado: Ter, 04/Out/2011 23:55 

http://extra.globo.com/noticias/rio/ber ... 92960.html

A salvação da casa que testemunhou o nascimento da umbanda, em Neves, São Gonçalo, está na mão da prefeita da cidade, Aparecida Panisset. Com o prazo apertado — o imóvel centenário deve ser demolido ainda esta semana, conforme o EXTRA noticiou anteontem — os institutos federal e estadual de patrimônio histórico temem não conseguir agir a tempo de proteger o local.

Um decreto da prefeita — que é evangélica —, desapropriando o imóvel para fins culturais, resolveria o impasse. Procurada desde sexta-feira, porém, ela não ainda não se manifestou sobre o assunto.

— Um imóvel com essa importância histórica tem que ser desapropriado. Ela é evangélica, mas uma pessoa pública tem que estar acima da religião — reivindicou Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

De acordo com o arquiteto e urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro, outros mecanismos para tentar evitar a demolição da antiga casa de Zélio Fernandino de Moraes, fundador da única religião 100% brasileira,seriam mais lentos.

— O Ministério Público pode embargar a obra, mas dependeria de uma decisão judicial. Já a prefeitura pode fazer isso quase que imediatamente — explicou.

A casa onde foi fundada a umbanda, em Neves: patrimônio da religião pode ser demolido A casa onde foi fundada a umbanda, em Neves: patrimônio da religião pode ser demolido Foto: Roberto Moreyra

Embora católico praticante, o cantor Martinho da Vila ficou indignado ao saber que a primeira sede da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade seria demolida.

— Acho um absurdo tentarem destruir uma coisa que é patrimônio nacional, patrimônio do Rio. Com certeza, se fosse outra religião nem ameaçavam derrubar. Faço um apelo pela preservação da casa — pediu o sambista.

Assim como Martinho, outras pessoas decidiram se manifestar à favor do tombamento da antiga casa de Zélio, em São Gonçalo. Até as 21h de ontem, o EXTRA havia recebido 68 mensagens com este assunto. Os remetentes eram desde umbandistas do Rio, Minas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul até hare krishnas de Brasília, passando por pessoas do México, de Portugal e do Japão.

Criar novo tópico Responder  [ 1447 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 92, 93, 94, 95, 96, 97  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas