Portal do Espirito

A sua referencia em Doutrina Espirita na Internet
Bem-vindo: Qua, 13/Nov/2019 06:30
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 281 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 19  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: DEUS
MensagemEnviado: Seg, 09/Mai/2011 19:16 

Paz plena... Virgílio, um grnade abraço.
Citação:
Rosario, voce que parece ter entendido o Enio, poderia sucintamente nos explicar o que é esse deus mecanico, livre arbitrio mecanico, natureza mecanica, que ele vive falando aqui??
Já pelejei para entender um pouco mais sobre o que Enio pensa sobre certos assuntos, mas não foi possível entendê-lo quando falamos do livre arbítrio e de Deus.
Citação:
Rosario, so para lembrar, nao concordo, nem jamais concordarei com sua teoria dos criadores secundarios criados, pelo menos de maneira alguma na parte que da aos mesmos o poder de criar espiritos, que é uma prerrogativa exclusiva do Criador Incriado.
Bom, ninguém precisa aceitar essa minha forma de falar e quer está no sétimo (7º) princípio da "Doutrina Rosareana" é:
Citação:
“DEUS existe e é o ETERNO PRESENTE, pois para DEUS não existe passado e nem futuro, mas só o presente. DEUS é plenamente BOM, SÁBIO, PERFEITO e HUMILDE.
DEUS não deseja ser adorado, mas AMADO. DEUS ama infinitamente a todos e não faz acepção de espíritos encarnados e desencarnados.
DEUS iniciou a criação do NADA ABSOLUTO. Ele é o primeiro criador, mas não o único, pois Ele não guardou o segredo de SER CRIADOR só para Ele, então todo ser criado também pode se transformar em criador do NADA ABSOLUTO.
DEUS dirige todo o processo da evolução cósmica, mas Ele sempre respeita plenamente a liberdade de todos os outros, até daqueles que agem contra a vontade dos outros, inclusive a dEle mesmo.
Todo criador é responsável por suas criaturas até que elas alcançam a maioridade como espíritos e possam agir e se defender por conta própria”.

Esse princípio tem como base esses ensinamentos bíblicos:
1º) "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).
2º) "Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5, 9).
3º) "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai (Deus) que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos" (Mt 5,43 a 45) (Deus não faz acepção de pessoas).
4º) "Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (5,48).
5º) "Aí alguém se aproximou dele e disse: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? Respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? O Bom é um só. Mas se queres entrar a Vida, guarda os mandamentos" (Mt 19, 16 e 17).
6º) "Ao retomar o seu caminho, alguém correu e ajoelhou-se diante dele, perguntando: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que me chamas bom. Ninguém é bom senão só Deus" (Mc 10, 17 e 18).
7º) "Certo homem de posição lhe perguntou: "Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus!" (Lc 18, 18 e 19).
E também em função de tudo o que vivi, vivenciei e aprendi por meio de mediunidade, após Janeiro de 1980, fazendo uma análise racional de tudo, mesmo que ninguém me compreendeu e ou me deu auxílio naqueles primeiros anos de mudanças de paradigmas em minha vida e também quando comecei a estudar a Doutrina Espírita na prática e na teoria.
Sétimo princípio:
viewtopic.php?f=12&t=5628&p=129927#p129927
Digo ainda, que essa foi uma informação recebida do plano espiritual.
Depois que eu não fui aceito mais no Centro Espírita Oriente, no linício de 1984, só porque respondi a um orientador de que a ESPIRITUALIDADE me pedia para trabalhar para a Paz Religiosa, fui informado pela ESPIRIRUALIDADE de que o trabalho em torno da PAZ seria mais amplo ainda, pois seria PAZ PLENA. Essa informação já foi por volta de 1987/1988.
Citação:
Outra coisa é a santisissma trindade, nem aceito a explicaçao da Icar e nem a sua.
A minha explicação sobre o Mistério da Santíssima Trindade da ICAR foi resultado de uma informação espiritual também.
Sei que o momento é muito importante para toda a humanidade, mas sei também que é muito difícil ensinar que a Bíblia não é a palavra de Deus para judeus e cristãos, como também não é fácil ensinar verdades, que não estão na Codificação de Kardec para espíritas.
Jesus foi pregado numa cruz porque ensinou o PERDÃO e o AMOR para com todos.
A ICAR mandou muita gente para as fogueiras porque elas discordavam de princípios dogmáticos e doutrinários, que foram impostos a ferro e fogo.
Agora estamos no tempo da LIBERDADE para o encontro da VERDADE.

MensagemEnviado: Seg, 09/Mai/2011 23:51 

Eu não nego que deus seja uma entidade, mas duvido que seja assim. Mesmo que Deus seja uma entidade, me pergunto o que a rege. Pois toda entidade sem exceção é movida por algo, que a faz funcionar, isso é, nela mesma, e não exterior a ela. Eu vejo deus como um conjunto intrínseco de mecanismos que se regulam entre si. Se deus tem um livre arbítrio ilimitado, mesmo que isso tudo seja regido por mecanismos, ainda seria possível se ter um livre arbítrio ilimitado, isso é, teoricamente.

Você ser movido por um mecanismo não implica que não poderá excercer sua livre escolha. Se não fosse por isso você nem teria como excercer isso, pois simplesmente você não seria um ser funcional. Não nego o livre arbítrio, mas acho que, para nós espíritos, tem certo limite. Quanto a Deus, você afirma que é ilimitado, mas eu não tenho como poder afirmar isso por conta própria.

MensagemEnviado: Ter, 10/Mai/2011 18:05 

Paz plena... Enio, um grande e fraternal abraço.
Não tem como conciliar "mecanismo" com "liberdade" ou "livre arbítrio".
Exemplos: a) Um carro está repleto de mecanismos, mas o carro não consegue andar sozinho.
b) Um computador está cheio de mecanismos em máquinas e programas. O computador só faz aquilo que o usuário deseja e que pode ser feito em função do que já foi programado no seu sistemas de programas.
Agora eu respondo à sua postagem se eu quero. Isso é usar do meu livre arbítrio. O mesmo acontece com você.
Como quero aprender cada vez mais e esse tópico é meu, então sempre que alguém posta aqui algo eu tenho interesse em responder e usando da minha liberdade e possiblidade da máquina, então respondo.

Editado pela última vez por Rosário em Ter, 03/Out/2017 22:25, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter, 10/Mai/2011 22:09 

Da mesma forma que se eu disser que o cérebro é cheio de mecanismos, que há algo o controlando... o espírito. E não tenho dúvida disso, mas o que rege o espírito? É aí que está a grande pergunta minha. Não há como escapar, se por acaso o espírito é regido por alguma outra coisa, isso ainda seria um mecanismo, neste caso, o programador.

Só que o programador ainda assim é feito de algo, é algo, e este algo rege a si mesmo, caso contrário não haveria funcionalidade, e então não haveria nem livre escolha. É por causa disso que ainda não abro mão do meu mecanicismo astral. Não me faz sentido algum o programador não ser regido por nada, pois não existiria.

MensagemEnviado: Dom, 15/Mai/2011 20:09 

Paz plena... Enio, um grande e faternal abraço.
Citação:
Da mesma forma que se eu disser que o cérebro é cheio de mecanismos, que há algo o controlando... o espírito. E não tenho dúvida disso, mas o que rege o espírito?
O espírito, que foi criado simples e ignorante busca a sua evolução, que é também a conquista da SABEDORIA, mas passando pelos "Três Reinos": Mineral, Vegetal e Animal (OLE 585 a 613).
Quanto mais evoluído é o espírito mais liberdade ele vai conquistando, então os espíritos realmente evoluídos são plenamente livres e nada mais os rege.
Como Deus é espírito (João 4,24) e o modelo de toda perfeição (Mt 5,48). Para ver a Deus torna-se necessário ter puro o coração (Mt 5,8). Então nada está acima de Deus.
Citação:
É aí que está a grande pergunta minha. Não há como escapar, se por acaso o espírito é regido por alguma outra coisa, isso ainda seria um mecanismo, neste caso, o programador.
Todo espírito que vive numa sociedade, onde existem diversos níveis evolutivos de espíritos, então tornam-se necessárias a criação de leis e todos os que estão vivendo naquela tal sociedade têm que obedecer às leis existentes nela (naquela morada da casa do Pai).
Como as comunidades planetárias são constituídas de espíritos, que estão em evolução, então também os Planetas possuem níveis diferentes de Eras evolutivas.
Atualmente o Planeta Terra está pasando por uma mudança de Eras, pois está encerrando a Era de Provas e Expiações e iniciando a Era de Regeneração.
Para essa mudança são necessárias também mudanças em todas as suas leis: físicas e espirituais.
Todo espírito que possui dívidas para serem pagas da Era de Provas e Expiações não poderá continuar a sua caminhada evolutiva no Planeta Terra e terá de ir para Planetas que estão em Eras evolutivas bem inferiores à atual Era do Planeta Terra.
Quem não passar de Era não terá a liberdade de aqui continuar e assim se cumprirá a profecia, que está nas bem-aventuranças:
"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra" (Mt 5,4).

Editado pela última vez por Rosário em Ter, 03/Out/2017 22:31, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 09:08 

Rosario disse:

"Todo espírito que possui dívidas para serem pagas da Era de Provas e Expiações não poderá continuar a sua escala evolutiva no Planeta Terra e terá de ir para Planetas que estão em Eras evolutivas bem inferiores à atual Era do Planeta Terra.
Quem não passar de Era não terá a liberdade de aqui continuar e assim se cumprirá a profecia, que está nas bem-aventuranças: Os mansos herdarao a terra"

Amigo Rosario, se for do jeito que voce disse a terra entao vai ficar vazia, e se sobrar um punhadino de pessoas vai ser muito.

Ate nos, versados nas coisas do espirito,nao temos certeza de que vamos ficar por aqui, imagine os violentos, viciados, etc.etc.

Nao concordo com voce de que a coisa vai ser tao radical assim, pois sabemos que Planeta de Regeneraçao ainda abriga a presença do mal e por consequencia dos maus.
Deus nao tem pressa, meu amigo, e assim aqueles espiritos de condiçao comum, como nos espero que continuem aquil, evoluindo como o planeta vai mudando, e nao serem degredados tambem com a turma do mal para um planeta qualquer abaixo da terra, ou seja planeta primitivo.
Se fizerem isso, nao vai ter gente para ficar por aqui.

Paz plena.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 12:54 

:) Acompanho os debates por aqui, e na próxima 5ª feira farei uma palestra sobre Deus. E neste sábado último recebi em casa um casal cuja namorada é evangélica batista, e num certo momento falou-se sobre Deus, e a mesma disse que conversava com ele diretamente. Eu, na minha vã tentativa, disse que não era Deus que estava lhe soprando algo nos ouvidos, mas sim o seu protetor ou guia.
:o Ela ainda me disse que é Deus sim que fala para todos de forma direta.
:D É impressionante o nível BAIXO da compreensão humana. Como são tolos, pueris estes "raciocínios" vindos de seguidores destas religiões dogmáticas. Mas "ces't la vie"!!
:roll: Os debates aqui neste forum é de altíssimo nível, e fico pensando num dito evangélico caso entre aqui e fique lendo estas postagens, a cara que ele faria
:lol: :lol:

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 18:08 

Citação:
Para ver a Deus torna-se necessário ter puro o coração
Talvez esta seja a causa de nosso desentendimento sobre Deus... o seu foco sobre este assunto parece estar voltado à moral, ao sentir, ao entender pelo sentir, e não pelo desvendar os mecanismos das coisas. Mas o meu foco é desvendar o mecanismo das coisas, e pôr a moral com base nisso, ao invés do oposto. Não estou em condições de entender por este sentir.

O seu foco é a bíblia, a teologia. O meu foco é a ciência, os mecanismos... Enquanto você fala de teologia eu falo de ciência, e daí estaria outra causa deste desentendimento. A questão é, a ciência pode ser conciliada à teologia, aos mitos? Alguns cientistas concordam, mas a maioria não. Eu, ao menos em maior parte, discordo, pois a linguagem dos mitos parece muito oposta à científica.

A não ser se algum mito, por acaso, tiver algo nele que coincide com algum conceito científico, daí sim, é bem vindo. Mas isso não significa que toda a teologia, por causa de alguns mitos que coincidem, estará certa. É necessário analisar mito por mito, para daí então ver se a teologia, em linhas gerais, fala coisa por coisa ou se não fala nada por nada.

A teologia se baseia muito no sentir, mas nem sempre o que sentimos é a verdade, às vezes pode ser produto, por exemplo, de um estado mental temporário. Mas ainda assim esta questão do sentir é bastante complexa e precisa ser mais bem explorada pelas diferentes ciências, para então se ter uma melhor noção se realmente vale apenas nos basearmos no sentir ou no analisar.

Mas até que ponto o que sentimos tem fundamento com o que analisamos?

Pois que a base do meu entendimento tem base no mecanismo, e não no sentir. E o meu sentir aponta para uma realidade mecânica deste deus aí. Ou seja, o meu próprio sentir me mostra que tudo no fundo é uma questão de mecanismos vibratórios que se interagem entre si, causando as leis físicas que conhecemos, assim como toda a atividade que existe no mundo espiritual, desde a criação de espíritos até as vivências...

Sendo que as leis funcionais do mundo espiritual teriam ligação com as leis do mundo material. Ou seja, pode ser que existam leis que existem aqui e lá também, talvez não a gravidade (se é que perispírito tem massa), mas com certeza deve existir o eletromagnetismo, e outras leis naturais para nós desconhecidas.

Porque dou mais crédito à ciência? Pois que os mitos não são capazes de refutarem o produto de uma análise científica, já a ciência é capaz de desmentir mitos. Pois que a ciência tem uma coisa chamada refutabilidade, algo que carece na teologia, filosofia e metafísica, apesar de eu preferir metafísica à teologia.

Pois teologia é aquela mesma coisa de sempre, aquele dogmatismo e toda aquela confiança do que está escrito numa obra milenar ou mais delas (ao invés de haver uma verdadeira investigação), já a metafísica ao menos tem como objetivo, assim como a ciência, em desvendar as coisas da natureza, ainda que não seguindo o método científico e a falseabilidade.

De certa forma diria que a metafísica se baseia em mitos, mas ainda assim a prefiro mais do que a teologia. A ciência sempre cria teorias que acabam sendo substituídas por outras, está sempre errando... já a metafísica pode descobrir uma verdade ao acaso. A diferença da metafísica para a teologia é que está mais voltada ao campo científico, ao invés do teológico, mitológico, apesar de muitas vezes se agarrar em mitos.

Como pode ver, o meu foco científico em meu linguajar.

Rosário, está "certo" o que você me disse, mas não respondeu a minha pergunta, que ficou no ar, ou seja, que mecanismo, com base em nosso atual conhecimento científico, regeria o espírito ou Deus em si? A meu ver ainda continua sendo um conjunto de vibrações primárias que produzem outras a partir destas, e então os mundos que conhecemos, assim como a consciência em si.

Percebi que seu entendimento é de que a consciência rege tudo... Mas eu entendo a consciência como algo regido por algo, que esta é resultado de um processo anterior, não a causa de toda a existência. Se Deus é consciência, então ainda assim ele mesmo seria regido por algo nele mesmo, sem estar fora dele, melhor dizendo, disso, já que é em tese a causa primeira.

O seu entendimento sobre Deus está voltado ao produto de uma perspectiva social, ou seja, em entender a causa de todos os processos como sendo alguém, de achar necessário que alguém criou tudo do nada, e que este alguém é alguém incriado. Mas como para mim todo alguém é na verdade algo, então Deus, mesmo que seja alguém, no fundo, é-me algo. O universo não é alguém, como pensam os espiritualistas, mas algo, como pensam os cientistas.

Se todo alguém é algo, então Deus é algo. E se é mais algo do que alguém, então tenho liberdade para questionar se Deus é um ser pensante ou não. Este questionamento abalaria as religiões que usam como desculpa a idéia de um deus consciente para terem poder sobre uma massa popular. E então não haveria mais o sistema de hierarquias, ao menos não fundamentado em mitos.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 18:10 

O cristianismo, do ponto de vista filosófico e até mesmo científico, é um mito. Há certos aspectos deste mito do qual concordo, outros, definitivamente, não.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 18:15 

Paz plena...
Virgílio, um grande e fraternal abraço.
Citação:
Amigo Rosario, se for do jeito que voce disse a terra entao vai ficar vazia, e se sobrar um punhadino de pessoas vai ser muito.
Não precisa de ter esse receio, pois os espíritos que irão tomar bombas de ERAS não são tantos assim.
Como exemplo peço para que você veja quantas passeatas sobre PAZ não foram feitas para que o George W. Bush não invadisse o Iraque com os objetivos de prender e matar o Saddam Hussein, e também de tomar o petróleo dos iraquianos.
Pois os "mansos" irão herdar a terra (Mt 5,4).
Citação:
Ate nos, versados nas coisas do espirito, nao temos certeza de que vamos ficar por aqui, imagine os violentos, viciados, etc.etc.
Aqui também discordo um pouco de você, pois todos esses já são MANSOS e não querem mais nada com ações violentas. E quem já age assim não irá tomar bomba de ERA.
Citação:
Nao concordo com voce de que a coisa vai ser tao radical assim, pois sabemos que Planeta de Regeneraçao ainda abriga a presença do mal e por consequencia dos maus.
Eu nunca disse que vai ser radical, pois todos aqueles que querem a PAZ são candidatos a herdar a TERRA.
Citação:
Deus nao tem pressa, meu amigo, e assim aqueles espiritos de condiçao comum, como nos espero que continuem aquil, evoluindo como o planeta vai mudando, e nao serem degredados tambem com a turma do mal para um planeta qualquer abaixo da terra, ou seja planeta primitivo.
Deus realmente tem paciência infinita, mas a evolução tecnológica no Planeta Terra chegou a um nível tal, que "espíritos" orgulhosos e que querem ser onipotentes não podem ter em suas mãos os equipamentos de destruição que já existem na face da Terra.
Desculpe por esse exemplo, mas como ele já descarnou (assim espero, pois podemos estar sendo enganados) então posso até dizer:
"O que faria o nosso irmão Bin Laden se ele tivesse sob o controle dele algumas bombas atômicas?
Citação:
Se fizerem isso, nao vai ter gente para ficar por aqui.
Não precisa de ter esse receio, pois alguns irão sarir, mas outros melhores virão para cá. Assim é o processo da EVOLUÇÃO CÓSMICA.

Editado pela última vez por Rosário em Ter, 03/Out/2017 22:39, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 18:26 

Paz plena... Rasek, um grande abraço.
Citação:
:) Acompanho os debates por aqui, e na próxima 5ª feira farei uma palestra sobre Deus.
Participa também dos debates, pois o mesmo irá se tormar melhor.
Foi pena que o outro tópico foi eliminado, mas o principal eu tenho no meu computador e irei postando aqui lentamente.
Aqui agora vou postar a relação de perguntas que faço, quanto vou dar palestras sobre Deus e a sequência da palestra gira em torno das divergências entre os meus pontos de vistas e os pontos de vistas de um dos presentes.
As respostas sempre devem ser: "SIM" ou "NÃO". Quando recebo uma resposta de "NÃO SEI", considero que é também contrário ao meu ponto de vista.
Eis a relação das perguntas, que até ao número 47 foram respondidas por "15" participantes, sendo "4" ateus e "11", que crêem na existência de Deus. Tenho todas as respostas arquivados comigo.
Perguntas sobre DEUS: Responda com um “SIM”, um “NÃO” ou “NÃO SEI”.
"NÃO SEI" sempre irá ser diferente da minha resposta.
1) Você acredita em Deus?
2) Você sabe quem é Deus ou o que é Deus?
3) Temos que temer a Deus?
4) Deus é perfeito?
5) Deus é Bom?
6) Deus é onisciente?
7) Deus é onipotente?
8.) Deus está em todo lugar ou é onipresente?
9) Deus é um espírito?
10) Deus perdoa?
11) Deus julga?
12) Deus condena?
13) Deus pode arrepender?
14) Deus extermina os nossos inimigos?
15) Deus vinga?
16) Você sabe quem então julga e condena?
17) Deus teve início?
18) Deus criou tudo?
19) É só Deus que cria?
20) A matéria teve início?
21) Deus criou leis?
22) Foi Deus que deu os 10 mandamentos?
23) A Bíblia é a palavra de Deus?
23b) Você sabe o que significa a palavra Bíblia?
24) Jesus é Deus?
24b) Jesus é um Espírito?
25) Deus dirige tudo?
26) Existe Inferno Eterno?
27) Existe o purgatório?
28) A idéia do purgatório não é a mesma do Umbral?
29) Existe o acaso? Existe sorte?
30) Deus planejou a criação?
31) Deus respeita a nossa liberdade?
32) “O dia da IRA de Deus”, isso está na Bíblia. Agora, isso é certo?
33) Você já ouviu falar na Santíssima Trindade?
34) Você sabe explicar o Mistério da Santíssima Trindade?
35) Foi Deus que expulsou Adão e Eva do Paraíso?
36) Foi Deus que destruiu Sodoma e Gomorra?
37) Deus foi o mentor de Abraão?
38) Deus foi o mentor do Profeta Moisés?
39) Deus foi o mentor dos juízes Sansão e Gedeão?
40) Foi Deus que matou o Oza, porque o mesmo amparou a Arca da Aliança?
41) Foi Deus que inspirou e protegeu a heroína Judite?
42) Deus foi o mentor do Profeta Elias?
43) Foi Deus que induziu ou orientou a Jesus a entregar-se à morte e morte na cruz?
44) Jesus chegou a ser médium de Deus ou ter a sintonia com Deus?
45) Você sabe qual espírito que foi o tentador de Jesus (Mt 4)?
46) Você tem fé?
47) Deus é justo?
48) Jesus foi enviado por Deus para salvar a humanidade?
49) Deus já enviou ou envia mensageiros a Terra?
50 ) Você já sabe quem é você?
51) Você tem medo?
52) Você é feliz?
53) Você já pecou?
54) Você sabe o que é Teologia?
55) Você sabe o que significa a palavra Teologia?
56) Você é católico?
57) Você é católico, apostólico, romano?
58) Você sabe o que significa a palavra “católico”?
59) O Livro dos Espíritos nos dá uma claro noção sobre Deus?
60) Podemos falar que Deus é a Verdade?
61) Podemos falar que Deus é a Verdade Absoluta?
62) Você sabe explicar o que é o infinito?
63) O seu infinito é perto?
64) O seu infinito é longe?
65) Você sabe que Deus existe?
66) Sua crença em Deus é monoteísta?
67) Sua crença é monista?
68) Sua crença em Deus é politeísta?
69) Sua crença em Deus é panteísta?
70) Sua crença em Deus é teísta?
71) Sua crença em Deus é deísta?
72) Sua crença em Deus é panenteísta?
73) Sua crença é dualista?
74) Você sabe explicar as diferenças entre as coisas da terra e as coisas do céu?
75) Você sabe explicar as igualdades entre as coisas da terra e as coisas do céu?
76) Você sabe quem criou, cria, cancela e altera as leis morais?
Rosário Américo de Resende (Belo Horizonte, 09/09/2014).

Editado pela última vez por Rosário em Dom, 20/Mai/2018 21:03, em um total de 3 vezes.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 18:41 

Paz plena... Enio, um grande e fraternal abraço.
Citação:
Rosário, está "certo" o que você me disse, mas não respondeu a minha pergunta, que ficou no ar, ou seja, que mecanismo, com base em nosso atual conhecimento científico, regeria o espírito ou Deus em si? A meu ver ainda continua sendo um conjunto de vibrações primárias que produzem outras a partir destas, e então os mundos que conhecemos, assim como a consciência em si.
Deus está acima de todo tipo de mecanismo, então não existe mecanismo que regeria a Deus. Deus é plenamente livre e pleno de AMOR para com todos.
Agora todos os espíritos criados irão alcançar essa plenitude também e quanto mais evoluído for um espírito mais liberdade ele terá.
O seu e.mail é muito bom, pois você expõe os seus pontos de vistas, mas como você mesmo disse temos pontos de vistas bem contraditórios sobre Deus, como também a ESPIRITUALIDADE e a materialidade das coisas.
Deixo aqui apenas essa observação: a minha forma de entender a Teologia está na linha da Teologia da Libertação e não da Teologia Dogmática.
A Teologia nunca deveria recceber sobrenomes, pois Deus não muda, então também a Teologia não pode mudar. Temos que falar então mais ou menos assim: "O pensamento teológico deste ou daquele professor ou mestre é assim".
Consegui ligar os meus estudos sobre Teologia e Filosofia com base na Matemática, que é uma ciência exata.

MensagemEnviado: Seg, 16/Mai/2011 21:33 

Paz plena... Caros irmãos foristas, um grande abraço.
Eu vou dar uma palestra em Julho de 2011 sobre Teologia da Libertação. Essa palestra será para um grupo de pessoas, que em sua maioria não aceitam a REENCARNAÇÃO e que tiveram uma rígida formação na juventude em torno da Doutrina Católica.
Citação:
SÍNTESE de ESTUDOS SOBRE TEOLOGIA e Teologia da Libertação ou Libertação pelo Evangelho.
I - Deus:
Deus é o Espírito Incriado e o primeiro Criador, que deu o início à criação do nada absoluto.
Deus é espírito (Jo 4,24) perfeito (Mt 5,48), bom (Mc 10, 18) e puro (Mt 5,8), que ama imensamente a todos. Quem fala em mistério, referindo-se a Deus, é porque ainda não conhece a Verdade. Deus não faz opção ou acepção de pessoas.
Deus, antes de iniciar a criação, planejou tudo, respeitando plenamente a liberdade de todos, até daqueles, que iriam fazer planos contrários ao plano dEle, mas que nunca seriam completamente realizados. No plano de Deus está incluso que todos irão ser perfeitos no futuro; isto é: todos irão alcançar a salvação.
Deus é onisciente e onipotente, ele dirige tudo no Cosmo, mas respeita plenamente a liberdade e a vontade de todos. Deus tem sabedoria e bondade infinitas.
Quando chega o momento exato Deus aproxima e liberta um SER HUMANO de tudo o que o prende e que bitola a sua liberdade plena e absoluta. O SER para se libertar tem que ter o nascimento do alto (Jo 3,3 e 7), pois só assim fica em condições de entender a verdade, que liberta (Jo 8,32).
O Deus do AT nos é apresentado com os mais vis erros dos tiranos humanos. O Deus bíblico só perdoou o “pecado” da desobediência de Adão e Eva depois de ver o sangue de Jesus derramado na cruz: essa não é uma atitude de um ser perfeito.
DEUS é o ETERNO PRESENTE. O verdadeiro libertador de todos os ensinamentos sofistas é o próprio SER com auxílio do Espírito de Deus.
Mistério da Trindade: Quem começou a defender esse mistério foram pessoas com conhecimentos incipientes sobre de Deus e o mistério para eles foi aceito como algo definitivo e por isso o mistério permaneceu como mistério por muitos séculos. Os teólogos confundiram a procriação humana com a criação de Deus e criaram o dogma do Deus Uno e Trino. Mas, como toda ignorância chega ao fim, esse mistério também teve o seu fim. Deus é apenas a 1ª pessoa do Mistério da Santíssima Trindade criado pelos teólogos cristãos.
Deus se revela sim, mas também existem as revelações de outros espíritos. O problema então fica na condição e na capacidade de diferenciar as revelações por aquele, que as recebe. As revelações de Deus acontecem, mas só quando chegam as horas certas e também que os profetas já estejam preparados. Só Deus sabe a hora certa de se revelar.
Quem defende que Deus desejou ou deseja ser cultuado, ainda não sabe quem é o próprio Deus. O culto e a adoração a Deus põem em destaque os líderes religiosos como representantes de Deus, mas Deus mesmo não exige e nem deseja ser cultuado.

MensagemEnviado: Ter, 17/Mai/2011 00:26 

Citação:
Consegui ligar os meus estudos sobre Teologia e Filosofia com base na Matemática, que é uma ciência exata.
Então o seu entendimento sobre a espiritualidade é uma combinação tendo em foco a teologia, filosofia e matemática. Como disse, você parece estar mais focado na parte teológica na questão da espiritualidade, de acordo com as citações que fica fazendo da bíblia, enquanto eu falo, por exemplo, sobre teorias físicas.

Já no meu caso, diria que é uma combinação entre ciência, filosofia e metafísica. Quanto à matemática há alguns pontos dos quais me baseei em você, apesar de eu ter uma forma particular de conceber este deus, por meio da matemática, que é {Deus [ multiverso (universo) ] }, ou seja, multiverso contido em deus e universo contido no multiverso, contido em deus.

O universo em minha fórmula está representado como uma única equação, que junta todas as leis da natureza. Esta equação estaria dentro de outra equação, das leis que determinam todos os multiversos, ou então do nosso multiverso. E a equação multiversal estaria em função da equação primária, representando Deus.

Isso porque cada multiverso representa um mundo espiritual. O nosso multiverso seria o mais denso, que define as leis que regem a matéria. Já outros mundos como umbral, entre outros, seriam outros multiversos, cada multiverso com leis que definem as leis que regem cada universo dentro de cada multiverso. Pode ser que, por exemplo, no umbral, não haja gravidade, mas haja eletromagnetismo...

Bem, de acordo com os espíritos, o mundo deles é diferente do nosso, e isso me faz pensar, do ponto de vista da física, que as leis que regem é diferente do nosso. Quer dizer, o mundo em que eles vivem é de certa forma material, apenas num estado vibratório diferente. E pode ser que este estado vibratório é que regeria a forma como as leis vão se manifestar em cada multiverso.

Deus, ainda nesta fórmula, não teria variáveis, pois seria um mecanismo absoluto, ou seja, em constante atividade e imutável, sem variações, e atemporal. Mecanismo este absoluto, pois que é a causa de todos os outros mecanismos a partir deste, por este ser o primário. E este existiria ao acaso, pois que nada o criou... e existe.

Tudo teria como base um estado vibratório, energético... Tudo no fundo seria energia, com base na teoria das cordas. Esta foi a forma matemática que achei para expressar o meu modelo teórico. Modelo este que é uma união entre teoria das cordas, multiverso e a minha forma de entender a espiritualidade.

Um casamento harmônico entre três teorias complementares.

Também cheguei a organizar, junto a isso, uma biologia espiritual.

Quanto à teologia, só faço citações para fazer comparações, ao invés de me apegar ao conteúdo de versículos para construir a minha teoria.

MensagemEnviado: Ter, 17/Mai/2011 00:59 

Citação:
1) Você acredita em Deus?
2) Você sabe quem é Deus ou o que é Deus?
3) Temos que temer a Deus?
4) Deus é perfeito?
5) Deus é Bom?
6) Deus é onisciente?
7) Deus é onipotente?
8.) Deus está em todo lugar ou é onipresente?
9) Deus é um espírito?
10) Deus perdoa?
11) Deus julga?
12) Deus condena?
13) Deus pode arrepender-se?
14) Deus extermina os nossos inimigos?
15) Deus vinga?
16) Você sabe quem então julga e condena?
17) Deus teve início?
18) Deus criou tudo?
19) É só Deus que cria?
20) A matéria teve início?
21) Deus criou leis?
22) Foi Deus que deu os 10 mandamentos?
23) A Bíblia é a palavra de Deus?
24) Jesus é Deus?
25) Deus dirige tudo?
26) Existe Inferno Eterno?
27) Existe o purgatório?
28) A idéia do purgatório não é a mesma do Umbral?
29) Existe o acaso? Existe sorte?
30) Deus planejou a criação?
31) Deus respeita a nossa liberdade?
32) “O dia da IRA de Deus”. Isso está na Bíblia e é certo?
33) Você já ouviu falar na Santíssima Trindade?
34) Você sabe explicar o Mistério da Santíssima Trindade?
35) Foi Deus que expulsou Adão e Eva do Paraíso?
36) Foi Deus que destruiu Sodoma e Gomorra?
37) Deus foi o mentor de Abraão?
38) Deus foi o mentor do Profeta Moisés?
39) Deus foi o mentor dos juízes Sansão e Gedeão?
40) Foi Deus que matou o Oza, porque o mesmo amparou a Arca da Aliança?
41) Foi Deus que inspirou e protegeu a heroína Judite?
42) Deus foi o mentor do Profeta Elias?
43) Foi Deus que induziu ou orientou a Jesus a entregar-se à morte e morte na cruz?
44) Jesus chegou a ser médium de Deus ou ter a sintonia com Deus?
45) Você sabe qual espírito que foi o tentador de Jesus (Mt 4)?
46) Você tem fé?
47) Deus é justo?

Vai aqui uma atualização das minhas respostas:

1-) Sim.
2-) Sim.
3-) Definitivamente não... devemos amar a natureza.
4-) Como um todo, sim, mas em partes pode ser que não.
5-) Sim, deus é harmonioso, mas não da forma como interpretamos sentimentalmente.
6-) Não acho, não vejo necessidade disso.
7-) Como mecanismo que rege todas as leis naturais conhecidas, sim.
8.) Sim, sua influência está em toda a existência, e isso cerca todas as dimensões.
9-) Não acho, não vejo necessidade disso. É-me um mecanismo impessoal.
10 a 15-) Deus me é impessoal, portanto não para todas estas perguntas.
16-) Nós mesmos, organismos espirituais imperfeitos.
17-) Não.
18-) Sim, não por vontade, mas por necessidade constante.
19-) Não, pois somos co-criadores.
20-) Em nosso universo, sim. Mas na existência, sempre existiu junto com Deus...
21-) Deus seriam as leis primárias que regem tudo o que existe.
22-) Não, os mandamentos são criações de organismos espirituais criados.
23-) Não, mas dos homens ou espíritos que a criaram.
24-) Não.
25-) Como mecanismo constante e impessoal, sim.
26-) Não.
27-) O purgatório poderia ser como as colônias como Nosso Lar, talvez?
28-) O Umbral seria o inferno, só que não eterno.
29-) Sim. Se Deus existe e é incriado e eterno, existe ao acaso. Quanto à sorte, sim.
30-) Deus seria impessoal, portanto não planejaria nada, apenas executa a criação.
31-) Não, pois é impessoal. E Deus não necessita de livre arbítrio.
32-) Se esta ira for um fenômeno geológico, humano ou astronômico, sim.
33-) Sim.
34-) Não preciso, pois é incompatível com meu entendimento.
35-) Não, Adão e Eva são apenas mitos metafóricos.
36-) Não, ou foram alienígenas ou então uma catástrofe natural (meteoro?).
37 a 39-) Não, foi um espírito adiantado.
40-) Não, pois Deus é um mecanismo impessoal.
41 e 42-) Não, foi um espírito adiantado.
43-) Não, foi sua própria consciência.
44-) Jesus tinha sintonia plena com a natureza, com sua essência.
45-) Jesus, em carne, estava sob efeito da carne, portanto a tentação.
46-) Só no que me faz sentido e se há evidências.
47-) Não pois não seria uma entidade. Mas seria equilibrado.

Criar novo tópico Responder  [ 281 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 19  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas