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 Título: Re: DEUS
MensagemEnviado: Sáb, 04/Abr/2020 20:46 
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Paz plena. Irmãos foristas, um grande abraço.
Como sempre faço, à medida que vou lendo algum livro, vou também escrevendo no meu exemplar. Veja o que escrevi no livro “Deus é necessário?” do Roger Garaudy.

20 - Escrito nas páginas 122 a 127.
(“2º que ela é comum todos os povos a que Deus enviou seus profetas (a todos os povos e na língua de cada um deles).” Pág. 122). Ensino sofista sobre Deus, pois Deus nunca enviou seus profetas, mas Deus aproxima-se da pessoa que já está preparada para receber as orientações dele para aquele momento cósmico. Deus dirige todo o processo da evolução, mas respeita plenamente a liberdade de todos. (14/10/2019).
(“A shari’a (a lei divina para se chegar a Deus) não inclui, portanto, as legislações (fiqh) que, ao contrário da sahri’a comum a todas as religiões, difere de cada uma delas, segundo a época e a sociedade em que um profeta foi enviado por Deus”. Pág. 122). Deus não envia profetas, mas aproxima-se do profeta quando o mesmo já está preparado. Espíritos criados enviam sim profetas, pois eles mesmos, às vezes temem a ir e por isso enviam seus profetas. (14/10/2019).
(“Através dessa mudança histórica, o Alcorão nos lembra a verdade transcendente: Deus não pode estar em outro lugar que não em todo lugar, no Oriente como no Ocidente. “O Oriente e o Ocidente pertencem a Deus. Para qualquer lado que você se volte, está a face de Deus” (11,115).” Pag. 122). Sofisma teológico: o que está em todo lugar é a criação, ou um elemento da criação, e não Deus. (14/10/2019).
(“Essa historicidade não tira o valor universal e eterno da sahri’a: cada intervenção de Deus, na comunidade indivisivelmente religiosa e política de Medina, em que o Profeta é o chefe de Estado, contêm um princípio de ação (uma via religiosa, shari’a), que vale para todos os povos e todas as épocas (como , por exemplo: só Deus possui, o que relativiza qualquer propriedade humana; só Deus manda, o que torna relativo qualquer poder humano, Allahou Akbar!; só Deus sabe, o que torna relativo todo o saber humano).” Pág. 122). Discordo, pois Deus não faz intervenções desse jeito, pois Deus age de uma forma, que não força a nada, pois ele respeita a crença e a liberdade de todos: Deus não manda. (14/10/2019).
(“Essa “lei divina”, essa sahri’a, é comum a todas as revelações e a todas as sabedorias.” Pág. 122). Não existe lei divina. Existem revelações de Deus e de outros Espíritas e estas podem ser verdadeiras ou falsas. (14/10/2019).
(“É a partir dessa via religiosa imutável que Deus, por seus Profetas, da respostas históricas correspondentes à situação particular de cada povo.” Pág. 122). Forma sofista para falar sobre Deus. (14/10/2019).
(“Uma das manifestações mais claras da grandeza do Alcorão é precisamente essa articulação da transcendência e da história, da religião e da política, resumindo da shari’a (que é palavra de Deus) e do figh, da legislação (que é obra humana).” Pág. 122/123). A Palavra de Deus não está escrita em nenhuma Escritura tida como sagrada. (14/10/2019).
(“é salientada pelo sentido da palavra shari’a, o caminho para a fonte, maneira magnífica de dizer: o caminho para Deus”. Pág. 123). Ver pág. 120.
(“O Alcorão proclama, várias vezes, que só Deus possui: “Tudo que está aos céus e na terra pertence a Deus” (2,116 e 284; 3, 109 etc.).
Como o Deuteronômio dizia: “Ao Eterno, teu Deus, pertencem o céu, a terra, e tudo que ela encerra” (10,14).
Como o Evangelho de Paulo em I Cor 10,26: “A terra e tudo que ela contém pertence a Deus”.”
Pág. 124). Ensino inadequado sobre Deus, pois essa forma de falar fica aparecendo que Deus não era completo e precisou da criação para se completar... Deus não precisa de nada, tudo foi criado para os Espíritos, que foram criados simples e ignorantes. (14/10/2019).
(“O erro mais grave, fatal para o futuro do Islã, seria confundir a lei divina eterna, a shari’a, com o que foi o fiqh (a legislação) do sec. VII.”. Pág. 125). Não existe lei divina, pois lei cassa a liberdade de quem está sob o seu jugo e Deus respeita plenamente a liberdade de todos. (14/10/2019).
(“Aplicar a shari’a é o contrário dessa confusão. É criar um fiqh do séc. XX a partir dos princípios absolutos da shari’a (só Deus possui, só Deus manda, só Deus sabe).” Pág. 125). Ver pág. 122. Des não manda e não precisa de nada! (14/10/2019).
(“Tal diálogo da fé só é possível entre homens e mulheres para quem a fé não é uma reposta, mas uma pergunta.” Pág. 126). Quando existe uma pergunta já existe a dúvida e até a ignorância. A fé cega o crente e ele aceita tudo em função da fé e não da Verdade. Quem pergunta está buscando a compreensão da Verdade. (14/10/2019).
(“Essa consciência humilde do que falta e sempre faltará à nossa fé para apreender o divino é a condição primordial do diálogo da fé”. Pág. 126). Ver pág. 118. Tentei participar de um grupo com ideias inter-religiosas: a URI, mas não deu certo. (14/10/2019).
(“Somente a partir do reconhecimento do que me falta, o diálogo pode se tornar uma troca e uma associação na busca comum, nas aproximações complementares de Deus, ou seja, do sentido último de nossas vidas pessoais e história comum.” Pág. 126). Quem vive sob o poder da fé cega, julga que nada lhe falta, pois já tem tudo por meio da fé. (14/10/2019).
(“A realidade total só ode ser apreendida a partir de uma única perspectiva. Só podemos apreendê-la plenamente se sabemos viver de dentro a experiência dos outros.” Pág. 126/7). Ninguém pode viver as experiências dos outros, mas pode sim compreender as experiências dos outros desde o momento que nos compreendamos e nos conheçamos bem. Cada um tem sua única e específica caminhada evolutiva cósmica. (14/10/2019).

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Paz plena... Rosário. ("Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - João 8,32).


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 Título: Re: DEUS
MensagemEnviado: Qua, 10/Jun/2020 12:01 
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Paz plena... Irmãos foristas, um grande abraço.
A postagem, que está nesse endereço a seguir, deve ser a minha última postagem do Portal do Espírito:

viewtopic.php?f=12&t=5628&p=147299#p147299

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