Portal do Espirito

A sua referencia em Doutrina Espirita na Internet
Bem-vindo: Dom, 25/Jun/2017 19:37
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos


Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb, 17/Jun/2017 23:01 
Offline

Registrado em: Sáb, 27/Jan/2007 20:14
Mensagens: 6398
Localização: Brasil - Belo Horizonte
Paz plena... Irmão quintinomelo, um grande abraço.
No dia 24/08/2016 você fez essa postagem:
Citação:
Bom dia,
Sou espírita, amo o espiritismo e não o deixo em hipótese alguma.
Isso não me faz cego a eventuais falhas, contradições e erros doutrinários, seja nos escritos de Allan Kardec, seja em escritores posteriores.
Minha trajetória me fez entender que ninguém é dono da verdade, e que a realidade do mundo ainda é desconhecida, mesmo aos desencarnados.
Muito do que os espíritos nos ensinam é a opinião pessoal deles, as convicções deles. Não podemos dogmatizar nenhuma informação que venha deles.
Quanto ao livro do Marcelo da Luz, sem entrar no mérito, percebi que você não argumentou contra o conteúdo do livro, mas tão somente atacou o autor. O que prova que você não tem capacidade intelectual para refutar o que ele diz no livro. Então, não devia ter se aventurado em algo acima de sua capacidade.
Aos demais foristas, sugiro que leiam a obra, é enriquecedora. Mas fazendo a reserva de que o autor não é infalível, e que sua visão é, como a de todos nós, parcial.
As críticas que ele faz ao espiritismo procedem em parte.
Para finalizar, cito uma frase que achei muito interessante:
"O orgulho se preocupa com quem está certo. A humildade, com o que está certo."
Você comentou sobre textos, que estou postando sobre os meus comentários com relação ao livro "Onde a Religião Termina" e também ao autor.
Agora você não continuou o diálogo e por isso fica sim difícil para que a Verdade possa ser melhor explicado e divulgada.
Mesmo assim agradeço muito a sua postagem de quase um ano atrás.

_________________
Paz plena... Rosário. ("Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - João 8,32).


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb, 17/Jun/2017 23:22 
Offline

Registrado em: Sáb, 27/Jan/2007 20:14
Mensagens: 6398
Localização: Brasil - Belo Horizonte
Paz plena... Irmãos foristas, um abraço.
Mais um texto sobre o livro "Onde a Religião Termina?", do Marcelo da Luz.

22 – Páginas 298; 300 a 302; 307; 309; 311.
(“Religiosos e defensores da fé se ressentem do fato de ser a violência religiosa muito divulgada pela mídia mundial, enquanto os esforços religiosos pela paz permanecem, segundo eles, subestimados”. Pág. 298). Quem mais condena no presente a violência religiosa do passado foram os mesmos que fizeram as violências no passado. Estes condenam no presente o que eles mesmos fizeram no passado, pois tudo está arquivado no inconsciente profundo deles. (18/07/2012).
(“Mesmo pesquisadores de nível elevado a exemplo do estadunidense Mark Juergensmeyer, perito internacional no tema violência religiosa e autor do livro Terror na Mente de Deus, após admitir a letal ambivalência do discurso religioso, ainda acredita ser a religião o antídoto para a erradicação dos conflitos”. Pág. 300). Concordo com o Mark Juergensmeyer, pois os “Espíritos mais evoluídos que estão reencarnados na Terra estão ligados a alguma das religiões antigas”. Agora os fundadores de novos grupos religiosos são pessoas egoístas, pois seus Espíritos reencarnados ainda são de níveis evolutivos bem inferiores. (18/07/2012).
(“Entretanto, a análise crítica do presente e o olhar retrospectivo do passado podem mostrar o quanto a religião tem sido mais um obstáculo à paz do que propriamente um fator de união entre os povos. Pelas razões e fatos já estudados nos capítulos anteriores, o princípio da desunião entre os grupos humanos está inscrito indelevelmente na estrutura sectária das religiões. Este autor pensa ser possível a qualquer consciência isenta de interesses particulares e aberta ao debate da admissão da validade dessa conclusão”. Pág. 300). Discordo um pouco do autor, pois o que já fez e faz a desunião são os dogmas sofistas das Religiões e a fé, que cega aos líderes e membros de todas as religiões. Com relação a isenção de interesses particulares não vi essa atitude nos palestrantes do IIPC dos quais assisti palestras no Hospital Otaviano Neves! Vi lá sim o grande interesse de vender livros e cursos administrados pelo IIPC.
(“A inevitável dissolução da hipnose religiosa só acontecerá a partir de dentro”. Pág. 300). Quanta falta faz ao autor a TV; TL e DE.
(“A contradição entre a atual ênfase nos direitos humanos e a precedente história de obscurantismo e violência é admitida pela Conferência dos Bispos da Inglaterra e Gales em documento comemorativo por ocasião do jubileu da Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1998”. Pág. 301). Evolução: Estamos finalmente concluindo a mudança de Era Cósmica no Planeta Terra e entrando de Vez na Era da Regeneração, mas alguns ainda falham, como é o caso do espertalhão, que é o autor considera como o mestre atual dele: o W. V. (18/07/2012).
Ver pág. 174. (“Também no passado, a Igreja Católica Romana pareceu às vezes estar ao lado daqueles que se opunham à ideia dos direitos humanos (...). No Syllabus de Erros de 1864, por exemplo, o papa Pio IX afirmou ser errôneo argumentar pela necessidade dos direitos de expressão a liberdade de religião. A seção 3 do Syllabus nega que todo homem é livre para abraçar e professar a religião que ele acredite ser verdadeira, guiado pela luz da razão”. Pág. 301). Pio IX, em sua caminhada evolutiva teve as reencarnações do Putifar, que adquiriu o jovem escravo José do Egito; do Faraó Ramsés II; do juiz Sansão; do Amnon, o filho primogênito do Rei Davi; do Rômulo, fundador de Roma com o Remo; do profeta Maomé e muitos outros.
Após ler este parágrafo só posso dizer isso: Como faz falta ao autor a TV; TL e DE. (18/07/2012).
(Início do texto escrito por Arthur Schlesinger: “Como historiador, confesso achar certa graça quando ouço a tradição judaico-cristã louvada como origem de nossa preocupação atual com os direitos humanos. (...) A religião cultuou e exigiu hierarquia, autoridade e desigualdade, e não teve qualquer contrição quanto ao assassinato de hereges e blasfemadores. Até o fim do séc. XVIII, a tortura era um procedimento normal de investigação da Igreja Católica”. Pág. 302). A explicação está na Evolução Individual e depois na Coletiva. Digo aqui que também faz falta ao Arthur Schlesinger Jr. A TV, TL e DE. (18/07/2012).
(“Todas as manifestações violentas se assemelham... Contudo, não existem limites para a violência”. Pág. 307). Este limite existe pela morte física do violentado, mas até chegar à morte os tipos de violências dependem do ódio e da brutalidade do violentador. (18/07/2012).
(“O advento da autêntica e duradoura paz não se estabelecerá a partir da guerra”. Pág. 307). OK. Concordo: a guerra só gera mais ódio e desejos de vingança.
(“Todas as manifestações violentas se assemelham... Contudo, não existem limites para a violência. Qualquer estrutura criada a partir do recurso à “justa violência” acabará tornando-se cruel e por isso incapaz de gerar liberdade. A violência empregada pelo indivíduo contra seu inimigo justifica o contra-ataque deste último”. Pág. 307). Esse limite existe sim por dois aspectos: 1º - A prática da não violência pelo violentado, que é sim a prática do AMOR. 2º - A morte física do violentado, mas até chegar à morte os tipos de violências dependem do ódio e da brutalidade do violentador. (18/07/2012).
(“O advento da autêntica e duradoura paz não se estabelecerá a partir da guerra”. Pág. 307). OK, pois a prática autêntica e duradoura da paz só se estabelecerá por meio da vivência do AMOR, pois quem ama não pratica guerras e nem de vingança.
(“Os princípios propostos por Ellul são medidas profiláticas a todas as expressões de violência desencadeadas pelas religiões”. Pág. 307). Não consegui ainda entender como a “Conscienciologia” não explicou que as “religiões” demonstram o “inconsciente coletivo das conscins” (espírito encarnados), então tudo está realmente sobre o controle dos “conscins”, que são controlados pelos consciexes” (espíritos desencarnados), que lideram a Evolução. (18/07/2012).
Resumindo tudo só digo isso: Faz falta ao autor e ao mestre dele a TV, TL e DE. (18/7/2012).
Como fiquei decepcionado quando soube que foi o Chico (Francisco Cândido Xavier), que mandou o W. V. caçar o rumo dele, pois ele (o W. V.) queria receber os direitos autorais dos livros, que iriam ser publicados nos E. U. A.
Isso, para mim, foi mais decepcionante ainda, pois pensava que a separação entre o Chico e o Waldo tivesse partido de uma decisão só do Waldo Vieira. Quem ama não expulsa ninguém! Quem sabe se o Chico tivesse conversado com o W. V. com mais compreensão, ele teria ajudado mais ao Waldo para encontrar o verdadeiro caminho do AMOR e da evolução perfeita? Quem será que foi o W. V. nos terríveis tempos da “Inquisição da ICAR”, pois já não tenho dúvida de que ele foi um terrível inquisidor que esteve sempre atrás dos bens das vítimas da inquisição. (18/07/2012).
(“Seção V – Descrenciologia”. Pág. 311). A “Crença” depende do “mistério da fé”, da ignorância religiosa dos indivíduos (= conscins) ou seres humanos. (18/07/2012).
Todo aquele que conhece a Verdade se liberta da bitolação da crença ou da fé, que cega a todo crente.
A Verdade de verdade só é conquistada por meio do autoconhecimento e de “revelações” advindas da Espiritualidade Superior, pois também existem falsas revelações da Espiritualidade (Mt 24,24).
Veja o que já escrevi sobre “fé” em diversos livros e principalmente na encíclica “Lumen fidei”.

_________________
Paz plena... Rosário. ("Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - João 8,32).


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB