Artigos

 

A diferença entre o Reiki e o passe Espírita

Prezados foristas
Sou neofito no espiritismo e agora fiz um curso (pelo meu trabalho) de iniciação ao Reiki. Neste curso haviam muitos espiritas (mas também haviam freiras, catequista, umbandista, etc).
E alguns espiritas relataram que o reiki tem algo a ver com espiritismo.
Como nunca li nada a este respeito, gostaria da opinião dos nobres colegas bem mais experientes que eu.
Mas informo que ainda sou "criança" no espiritismo (nunca fui a um CE mas é a doutrina que mais responde a minhas inquietações, além do fundo cientifico da mesma), por isto não tenho muita noção "prática" do espiritismo e no reiki fiz a iniciação (nivel 1) e ainda tenho muito a aprender e praticar.
Então pergunto, Há alguma correlação do reiki com o espiritismo ??
Obrigado desde já e desejo Paz e Luz a todos

Fmessias


Resposta do forista Marcelo:

Irmão fmessias

Como vc deve saber, pois é explicado no nivel 1, O Reiki é areligioso, não prega e não defende nenhuma religião ou crença para ser praticado.

O irmão já deve ter escutado o ditado popular "Tudo é força, mas, só Deus é poder". Há um grande fundo de verdade neste dito, quando o irmão começar a estudar o espiritismo irá se deparar com infomações tipo "Fluido Cosmico Universal", "Magnetismo", "Ectoplasma", "Doação de Energia" entre outros.

Existe no universo uma energia que movimenta a tudo e a todos, você ouviu isto no reiki, no espiritismo você será apresentado a ela como "Fluido Cosmico Universal". Em outras crenças ou tecnicas terapeuticas esta energia é chamada por outros nomes, mas se trata da mesma energia.

Poderia finalizar a explicação aqui para você, mas, perderia uma otima oportunidade para esclarecer muitos que nos leem.

Para você fazer o uso da energia via Reiki basta fazer o curso e ser esclarecido na sua utilização e "Sintonizado" por um mestre Reikiano, pronto você esta em uma condição melhor para captar esta energia do universo e transmiti-la as pessoas, seres vivos e coisas, até mesmo para o planeta.

Em varias religiões/crenças esta energia tambem é captada e direcionada com outras tecnicas e de outras maneiras, algumas bem simples, por exemplo: A oração é uma forma de receber e doar esta energia.

O espiritismo em particular reconhece que todos de uma forma ou de outra utilizam esta energia, consciente ou inconscientemente, alguns de uma maneira mais intensa e outros menos intensa. É explicado que estas maneiras de utilizar estas energias dependem da capacidade mediunica de cada pessoa desde o nascimento e até mesmo o seu desenvolvimento durante sua vida.

No caso abro um parenteses para explicar que mediunidade não é somente manipulação de energias.

Os mediuns a medida que desenvolvem sua mediunidade, seja pela via do espiritismo ou por outra qualquer, conseguem utilizar mais e com resultados cada vez melhores esta energia.

Em um centro espirita parte deste desenvolvimento do medium, no uso do "Fluido Cosmico Universal", depende de seu aprendizado e entendimento dos postulados espiritas, pois, ao compreender o fenomeno e as regras que o envolvem se aprimora para estar mais receptivo a esta energia, mais capaz em transmiti-la e mais preparado para direciona-la.

Este aprimoramento do medium atraves do estudos espiritas é chamado de "Reforma Intima" de forma que o individuo ao praticar em sua vida os ensinamentos adquiridos com sinceridade de propositos e de coração, ele se aperfeiçoa como ser humano e espirito encarnado, melhorando seu nivel vibracional e se tornando um "instrumento" melhor para captar esta energia.

Numa casa espirita os mediuns em melhores condições, são mais facilmente assessorados, por espiritos mais evoluidos, que o ajudam em todo o processo de uso desta energia, da melhor forma possivel conforme os necessitados que buscam ajuda nestas casas, tanto encarnados como desencarnados, neste processo acabam os espiritos potencializando não somente o uso das energias do medium, mas, tambem combinam as suas energias, enquanto "instrumentos" que tambem captam energias, com as do medium para o uso nos trabalhos do centro espirita.

Poderiamos, Fmessias, até evoluir um pouco mais o assunto, mas, vamos "digerir" estas informações antes de continuarmos.

Link do tópico:
http://portalespirito.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=5295&p=117638#p117638